Viver
Esperados 230 figurantes na Mostra do Trajo Etnográfico em Leiria
Estarão representados os concelhos de Alcobaça, Ansião, Batalha, Leiria, Nazaré, Peniche, Pombal e Porto de Mós
São esperados 230 figurantes, de 25 grupos de folclore, de oito concelhos da Alta Estremadura.
A nona edição da Mostra do Trajo Etnográfico da Alta Estremadura acontece no Jardim Luís de Camões, sábado, 15 de Outubro, pelas 21 horas.
Caso as condições climatéricas não permitam a utilização do Jardim Luís de Camões, o evento será transferido para o o Mercado de Sant'Ana.
Estarão representados os concelhos de Alcobaça, Ansião, Batalha, Leiria, Nazaré, Peniche, Pombal e Porto de Mós.
A Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura (AFRL-AE) está a organizar a iniciativa em parceria com a Câmara Municipal de Leiria.
Na Mostra do Trajo da Alta Estremadura são apresentados ao público “vários quadros etnográficos”, com destaque “dado aos temas da água e da olaria, passando pelas temáticas relacionadas com o trabalho, a feira e a romaria”.
“Entre estes não faltarão as crianças com os seus jogos tradicionais, assim como diversos ofícios dos quais são de destacar as capacheiras, os resineiros, o pastor, as tecedeiras, os pulverizadores, os cavadores, as lavadeiras, as aguadeiras, as ceifeiras, os serradores, os moleiros, as peixeiras e os pescadores com a sua arte xávega”, informa a AFRL-AE.
“Será uma Mostra que não esquecerá as vertentes etnográficas que representam a Alta Estremadura, entre o mar e a serra”, resume.