Sociedade

Estudantes da ESTG chegam à final do concurso internacional da Phoenix Contact

25 set 2022 11:42

Alunos recebem três mil euros para desenvolver protótipo

estudantes-da-estg-chegam-a-final-do-concurso-internacional-da-phoenix-contact

Os estudantes André Branco, Diogo Carreira, João Vaz e Paulo Henriques, da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores estão na final do concurso internacional “Xplore 2023 Technology Award for a sustainable world” promovido pela empresa Phoenix Contact, com o patrocínio do Ministério Alemão dos Assuntos Económicos e Acção Climática.

O projecto submetido pelos alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria concorreu na categoria “Smart Energy”, juntamente com outros 22 projectos de 12 países diferentes.

No total do concurso houve mais de 170 submissões, sendo que o projecto de Leiria foi um dos seleccionados pelo júri para continuar em concurso, recebendo agora três mil euros em equipamento da Phoenix Contact para o desenvolvimento do protótipo.

A final realiza-se em Bad Pyrmont (Alemanha) em Outubro de 2023.

Intitulado “Energy Measurement, Analysis and Management", o projecto tem como objectivo o desenvolvimento de um sistema de medição, armazenamento e análise de dados de consumos energéticos, usando equipamentos de última geração e técnicas de aprendizagem automática (Machine Learning) para o processamento dos dados.

O projeto será desenvolvido com o apoio da academia EDUNET da ESTG, sob a supervisão dos docentes do Departamento de Engenharia Eletrotécnica, Pedro Marques, João Sousa, Luís Perdigoto e Paulo Coelho.