Desporto

Evelise Veiga encerra participação lusa com oitavo lugar no comprimento

5 mar 2023 18:34

Atleta da região que representa o Sporting em destaque no salto em comprimento nos Europeus de Atletismo

evelise-veiga-encerra-participacao-lusa-com-oitavo-lugar-no-comprimento
Evelise Veiga tinha chegado à final com 6,53, correspondente à sua melhor marca do ano
Federação Portuguesa de Atletismo
Redacção/Agência Lusa

A leiriense Evelise Veiga terminou hoje no oitavo lugar a competição do salto em comprimento dos Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta, com 6,36 metros, em Istambul, na Turquia.

A atleta do Sporting, de 27 anos, chegou aos 5,24 metros no primeiro salto válido, mas não finalizado, depois de ter começado o concurso com um nulo. Prosseguiu, depois com 6,36, 6,11 e 6,07 até terminar com 6,19.

Evelise Veiga tinha chegado à final com 6,53, correspondente à sua melhor marca do ano, a cinco centímetros do recorde pessoal ‘indoor’ (6,58).

Com a campeã em título, a ucraniana Maryna Bekh-Romanchuk, ausente por lesão, a britânica Jazmin Sawyers venceu, com 7,00 metros, a melhor marca mundial do ano, seguida da italiana Larissa Iapichino, com 6,97, um novo recorde transalpino, com a sérvia Ivana Vuleta, três vezes campeã europeia e atual campeã mundial 'indoor', a ser terceira, com 6,91.

O recorde nacional do salto em comprimento é de 7,00 e foi alcançado em 2008 por Naide Gomes, que detém também as duas melhores presenças lusas em Europeus ‘indoor’, com os triunfos em Madrid2005 e Birmingham2007.

A participação da maior delegação lusa de sempre em Europeus ‘indoor’ chegou ao fim com a disputa da final do triplo, naquela que foi a nona classificação em Istambul2023 nos oito primeiros lugares, entre as quais três medalhas, duas de ouro, uma das quais conquistada pela residente em Leiria Auriol Dogmo, e uma de bronze.