Economia

Exportações de frutas, legumes e flores valem mais de 80 milhões de euros ao distrito de Leiria

7 abr 2022 19:00

Sector nacional promove-se esta semana na Alemanha, de onde regressa esta quinta-feira

exportacoes-de-frutas-legumes-e-flores-valem-mais-de-80-milhoes-de-euros-ao-distrito-de-leiria
Frutas são os produtos mais exportados no sector agroalimentar
Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

O distrito de Leiria exportou no ano passado 81,1 milhões de euros de frutas, legumes e flores, montante que traduz um crescimento de 3,5% face aos 78,3 milhões do ano anterior, segundo dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística ao JORNAL DE LEIRIA.

Os produtos com mais peso nas vendas ao exterior são os do capítulo ‘frutas, cascas de citrinos e de melões’, com exportações de 57,2 milhões em 2021, mais 2,3% do que no ano anterior, quando somaram 55,9 milhões.

Espanha é o principal mercado, absorvendo 12,7 milhões de euros, montante que traduz um aumento de 42,5% face aos 8,9 milhões de euros de 2020.

França é o segundo maior destino das frutas do distrito: 11,3 milhões de euros, mais 46,5% do que no ano anterior.

O segundo grupo de produtos mais exportados por Leiria é o composto por produtos hortícolas, plantas, raízes e tubérculos comestíveis, com um total de 23,2 milhões de euros, um crescimento de 8,2% face a 2020.

Também neste caso Espanha é o principal mercado, tendo no ano passado comprado 7,8 milhões de euros, mais 49,5% do que em 2020, quando comprou ao distrito 5,2 milhões de euros.

O segundo mercado mais importante é novamente França, que absorveu 7,6 milhões de euros, montante que revela uma quebra de 9,2% em relação aos 8,4 milhões de 2020.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ