Economia

Exportações do distrito de Leiria para a Rússia caíram 52% até Julho

19 set 2022 21:00

A guerra na Ucrânia está a ter impacto nos negócios do distrito com a Rússia. Nos primeiros sete meses do ano, as exportações caíram 52% e as importações 80%

exportacoes-do-distrito-de-leiria-para-a-russia-cairam-52percent-ate-julho
Obras de pedra estão entre os principais produtos exportados para a Rússia pelo distrito
Jornal de Leiria/Arquivo
Raquel de Sousa Silva

De Janeiro a Julho deste ano, as empresas sediadas no distrito de Leiria exportaram para a Rússia bens no valor de 3.834.377 euros, montante que representa uma quebra de 52% face aos 7.980.140 euros de igual período do ano passado.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) dão conta do impacto que a guerra entre este país e a Ucrânia está a ter na economia do distrito e na economia portuguesa, que viu as exportações para a Rússia caírem 44,3%.

Os cinco principais produtos exportados pelo distrito para a Rússia foram os dos grupos ‘obras de pedra, gesso, cimento, amianto, mica ou de matérias semelhantes’, ‘reactores nucleares, caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, e suas partes’, ‘plástico e suas obras’, ‘borracha e suas obras’ e ‘produtos cerâmicos’, mas em todos houve quebras nas exportações, a variar entre os 10 e os 64%.

Olhando para os dados disponíveis por município, constata-se que Alcobaça foi o que mais vendeu à Rússia nos primeiros sete meses deste ano, com um total de 1.036.845, menos 12,6% do que no mesmo período de 2021, quando exportou um total de 1.186.462 euros.

Porto de Mós foi o segundo concelho com o maior volume de exportações, com 1.356.997 euros, valor que traduz uma quebra de 18,2% face aos 1.659.440 euros vendidos nos primeiros sete meses de 2021.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ