Economia

Exportações do distrito subiram quase 20% no ano passado

28 mar 2022 09:00

Agroalimentar foi dos sectores com melhor desempenho

exportacoes-do-distrito-subiram-quase-20percent-no-ano-passado
Venda de fruta ao estrangeiro cifrou-se em 56,6 milhões e euros
Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

Em 2021 o distrito de Leiria exportou 2,5 mil milhões de euros em bens, um aumento de 19,3% em relação ao ano anterior, quando as vendas aos mercados externos somaram 2,1 mil milhões de euros, de acordo com dados obtidos junto do Instituto Nacional de Estatística.

Um dos sectores que registou bom desempenho foi o agroalimentar, onde as exportações se cifraram em 376 milhões de euros, mais 10,5% do que em 2020, quando somaram 340,5 milhões.

Um dos capítulos da nomenclatura combinada onde houve maiores subidas nas vendas ao exterior foi o dos ‘resíduos e desperdícios das indústrias alimentares; alimentos preparados para animais’, onde as vendas cresceram quase 204%, passando de 6,2 milhões de euros em 2020 para 18,9 milhões no ano passado.

O crescimento das exportações do comércio internacional do complexo agroalimentar do distrito estão em linha com a performance do País, cujas vendas ao exterior subiram 11,4% no ano passado. Portugal exportou assim 7,7 mil milhões de euros, face aos 6,9 mil milhões de 2020.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ