Sociedade

Exposição dá a conhecer réptil marinho descoberto junto ao farol de São Pedro de Moel

27 abr 2022 09:51

O plesiossauro era um animal do período Jurássico

exposicao-da-a-conhecer-reptil-marinho-descoberto-junto-ao-farol-de-sao-pedro-de-moel
"Plesiopharos moelensis" recebeu o seu nome da proximidade do Farol de São Pedro de Moel
DR

A descoberta do mais completo e antigo fóssil de plesiossauro - animal do período Jurássico - descoberto da Península Ibérica, junto ao Farol de São Pedro de Moel, vai ser alvo de uma exposição na Marinha Grande.

A exposição pode ser visitada de 30 de Abril a 29 de Junho, na sala de entrada do Museu do Vidro, de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas. A entrada é gratuita.

Com cerca de 195 milhões de anos, este fóssil permitiu identificar uma nova espécie deste réptil marinho, muitas vezes erroneamente identificado como sendo um dinossauro, por ser seu contemporâneo.

O Plesiopharos moelensis - o nome significa “perto do farol de São Pedro de Moel” - pertencia a uma família de répteis marinhos, que vinham à superfície respirar.

Em nota, a autarquia refere que os seus membros eram semelhantes a barbatanas e "a sua morfologia assemelha-se à do mítico monstro do Loch Ness".

O Parque dos Dinossauros da Lourinhã juntamente com o Museu da Lourinhã, procedeu ao tratamento e conservação do achado fóssil e produziu a exposição temporária do Plesiopharos moelensis.

O território do concelho da Marinha Grande possui uma elevada geodiversidade (minerais, rochas, geoformas e grande potencial fossilífero), sendo a orla costeira rochosa, uma das regiões mais importantes do Jurássico Inferior de Portugal.

"De acordo com diversas referências da comunidade científica das últimas duas décadas, nas arribas do concelho da Marinha Grande ocorrem registos fossilíferos de excepcionalidade que são verdadeiros observatórios vivos, contemporâneos do período quando predominavam na Terra os dinossauros."