Viver

Exposições, oficinas e ateliers colocam cerâmica em destaque no próximo fim-de-semana

17 mai 2022 11:19

Alcobaça promove "Bom Dia, Cerâmica!" desde 2017

exposicoes-oficinas-e-ateliers-colocam-ceramica-em-destaque-no-proximo-fim-de-semana
.
Ricardo Graça/Arquivo

Como em anos anteriores, as cidades e vilas de cerâmica portuguesas, e membros honorários que a compõem, participam na jornada europeia das Cidades Cerâmicas, com o objectivo de chamar a atenção do público para este sector, a nível nacional e europeu, através da realização de vários eventos.

Assim, no próximo fim-de-semana, dias 21 e 22 de Maio, sob o mote Bom Dia, Cerâmica!, Alcobaça irá realizar um conjunto de exposições, visitas guiadas, a oficinas e ateliers cerâmicos ou empresas cerâmicas, demonstrações de decoração de cerâmica, jogos, museus abertos à noite, actividades para crianças, performances, concertos com instrumentos cerâmicos, conferências e palestras, entre outras iniciativas.

"O Município de Alcobaça, enquanto membro fundador da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APCVC), integra um programa variado onde ganha destaque os dias abertos nos museus, a exposição Museu na Aldeia: Cabeças vai ao Museu Raul da Bernarda e as visitas guiadas do Mosteiro de Alcobaça e Mosteiro de Coz", informa a autarquia.

Associado ao programa está ainda uma programação online, que integra a programação europeia via vídeo streaming.

"O Bom Dia, Cerâmica! realiza-se em Alcobaça desde 2017 e representa um momento de celebração de uma das mais ancestrais tradições industriais do concelho e de todo o País. Na qualidade de membro fundador da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas, é com orgulho que o município se associa uma vez mais a esta iniciativa internacional que confere prestígio e notoriedade a este sector que tem sido um exemplo de resistência aos mais diversos contextos adversos", afirma o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.