Sociedade

Externato Dom Fuas Roupinho desenvolve clube de Protecção Civil

27 mar 2024 09:00

Esta iniciativa pretende preparar cidadãos para o socorro

externato-dom-fuas-roupinho-desenvolve-clube-de-proteccao-civil

O Externato Dom Fuas Roupinho, juntamente com o Serviço Municipal de Protecção Civil da Nazaré, vai dinamizar um clube de Protecção Civil com vista a sensibilizar e preparar a comunidade escolar para situações de emergência.

Esta iniciativa está integrada no programa Nazaré + Sensibilizada, Nazaré + Protegida do Serviço Municipal de Protecção Civil, e apesar de ainda não estar activa já foi apresentada à Assembleia Pedagógica do Externato Dom Fuas Roupinho, que deverá em breve “desenvolver competências no âmbito da prevenção e auto-protecção” junto dos estudantes, explica um comunicado da autarquia.

O projecto inscreve-se também no programa de sensibilização pública da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, articulando com o referencial de educação para o risco.

“É neste contexto que se inscreve a educação para a segurança e prevenção de riscos como elemento fundamental na construção de uma cultura de segurança, ao desenvolver competências no âmbito da prevenção e auto-protecção as quais contribuem para a adopção de atitudes e comportamentos responsáveis e adequados, face a acidentes graves ou catástrofes que as populações possam vir a enfrentar, contribuindo assim para a construção de comunidades mais resilientes”, refere esta entidade, citada na nota de imprensa.

O clube será direccionado para um público mais jovem “quer pelo impacto das comunidades educativas na população em geral, quer pelos efeitos multiplicadores nas futuras gerações”, afirma o Serviço Municipal de Protecção Civil da Nazaré.