Sociedade
Faleceu António Carrasqueira, antigo presidente da Junta de Abiul
Ao longo da sua vida, o antigo militar teve sempre uma participação cívica activa, com forte intervenção no movimento associativo local
O antigo presidente da Junta de Freguesia de Abiul, António Carrasqueira, faleceu hoje vítima de morte súbita, aos 83 anos.
Na nota de pesar publicada pelo Município de Pombal, refere-se que o antigo autarca, nascido em Abiul em 1941, foi militar, tendo cumprido, enquanto graduado, três comissões de serviço no Ultramar, uma no norte de Moçambique e duas na Guiné.
Prestou serviço em várias Unidades de Engenharia Militar, nomeadamente, na Escola Prática de Engenharia; Batalhão de Engenharia de Santa Margarida; Regimento de Engenharia de Lisboa; Regimento de Engenharia de Espinho; Companhia de Engenharia da Brigada (NATO) e no Quartel-General, em Coimbra; na Delegação de infraestruturas e Obras do Exército.
"Na efectividade de serviço, foi fundamental para que algum equipamento pesado de engenharia, tal como máquinas, viaturas basculantes, dumpers, cilindros, niveladora, retroescavadoras e outras, viessem para o concelho de Pombal onde procederam a vários trabalhos, quer na terraplanagem para campos de futebol, como foi o caso do campo do Ramalhais, Abiul, Redinha e outros, quer na abertura de caminhos de acesso a povoações, caminhos rurais, agrícolas e florestais, especialmente na freguesia de Abiul, onde só no lugar de Ramalhais foram abertos e regularizados mais de oito quilómetros", refere o mesmo documento.
"António Carrasqueira teve também, desde sempre, uma participação cívica activa, com forte intervenção no movimento associativo local. Foi presidente da Casa do Povo de Abiul; do Rancho Típico da Casa do Povo de Abiul; fez parte da Comissão da Fábrica da Igreja de Abiul; e do Clube de Futebol da mesma terra. Colaborou de forma activa e empenhada, na transformação da estrutura de madeira para alvenaria e betão da Praça de Touros de Abiul, em 1969, com Alberto Gomes da Silva, empenhando-se para que a sua administração passasse para a tutela da Junta de Freguesia de Abiul."