Economia

Falta de mão-de-obra e materiais fazem subir preços da construção

19 ago 2021 14:45

“Não há pessoas suficientes” para executar as obras em curso e em carteira

falta-de-mao-de-obra-e-materiais-fazem-subir-precos-da-construcao
Escassez de pessoal atrasa trabalhos
Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

O aumento dos preços não afecta apenas o mercado das obras públicas. Também nas particulares os preços estão a subir, com impactos, nomeadamente, na construção de habitação nova onde, segundo o Instituto Nacional de Estatística, os custos subiram 6,5% em Junho, face ao período homólogo.

A escalada dos preços das matérias-primas e o custo da mão-de-obra, que é cada vez mais escassa, são os motivos apontados pelos empresários. “Fazer uma casa hoje em dia é uma aventura, um tormento”, reconhece José Luís Sismeiro, empresário do sector e presidente da Associação Regional dos Industriais de Construção e Obras Públicas de Leiria (Aricop).

O aumento dos custos dos materiais é um dos motivos. “Ainda há cerca de um mês percebi que um fornecimento de artigos cerâmicos subiu mais de 50% desde o início do ano”, exemplifica.

O dirigente lembra ainda o custo e a falta de mão-de-obra. “É cada vez mais um problema e vai acentuar-se. Os jovens ainda não perceberam as oportunidades que existem no sector. Por isso não há rejuvenescimento”, diz.

Resultado: “não há pessoas suficientes” para executar as obras em cu

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ