Sociedade

Fátima e Ourém ganham centros de marcha e corrida

20 jan 2024 10:00

Espaços disponibilizam um conjunto de serviços de acompanhamento dos caminhantes e corredores. A gestão está a cargo de duas associações do concelho.

Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (à dirtª) marcou presença na inauguração
Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (à dirtª) marcou presença na inauguração
CMO
Em Ourém, o centro funciona no edifício das piscinas municipais
Em Ourém, o centro funciona no edifício das piscinas municipais

Dar apoio aos caminhantes e corredores informais do concelho, "garantindo uma boa e eficaz progressão no desenvolvimento" desta prática física, é o principal objectivo dos centros municipais de marcha e corrida inaugurados, na quinta-feira, em Ourém e em Fátima.

Na cidade de Ourém o centro funcionará nas piscinas municipais, às terça e quinta-feiras, das 18 às 20 horas, e a gestão ficará a cargo da Juventude Ouriense. Já o pólo de Fátima ficará instalado junto à rotunda sul da cidade, com coordenação da associação Fátima Trail Team. Neste caso, funcionará à quinta-feira, das 20 às 22 horas.

A inauguração dos centros contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, e contemplou ainda a assinatura de um protocolo de cooperação entre este organismo e a Câmara Municipal de Ourém, com vista à realização de acções que visem a promoção e incentivo à prática desportiva, em geral, e de marcha e corrida, em particular, junto da população.

Os centros de marcha e corrida disponibilizam "um conjunto de serviços de acompanhamento dos caminhantes e corredores, garantindo uma boa e eficaz progressão no desenvolvimento da marcha e corrida".

Segundo uma nota de imprensa da Câmara de Ourém, o trabalho desenvolvido por esses centros "incide fundamentalmente na promoção da saúde e bem-estar da comunidade, com planos adequados a qualquer grupo etário e um acompanhamento efectivo das necessidades de todos os atletas".

Estes espaços deverão ainda promover iniciativas "regulares de sensibilização, iniciação e aperfeiçoamento de actividades de marcha e corrida e prestar todo o aconselhamento técnico necessário aos participantes".

A nível nacional existe, de acordo com informação disponível no site do Programa Nacional de Marcha e Corrida, 109 centros. Na região, além de Ourém e Fátima, também Leiria, Alvaiázere e Ansião dispõe destes espaços.