Sociedade

Feira de antiguidades e encenação histórica recordam invasões francesas na Redinha

24 fev 2024 17:12

A Batalha da Redinha, travada a 12 de Março de 1881, volta a ser recriada nesta freguesia do concelho de Pombal

feira-de-antiguidades-e-encenacao-historica-recordam-invasoes-francesas-na-redinha
Artesanato, doçaria e música fazem parte da programação
Junta de Freguesia da Redinha

A freguesia da Redinha vai assinalar a batalha travada no território, a 12 de Março de 1881, com uma programação que incluiu uma feira de antiguidades, artesanato, doçaria e uma encenação histórica.

A Feira de Antiguidades será inaugurada às 20 horas do dia 16 de Março (sábado) e, durante a noite, espera-se a actuação do Agrupamento Musicaí Diapasão e o baile com Graciano Ricardo.

No dia seguinte (domingo), as portas do evento abrem às 9 horas, quando decorre uma missa em memória dos militares e civis que morreram nos campos da Redinha, durante a batalha travada na terceira invasão francesa a Portugal.

Pelas 9:15 horas, acontece uma caminhada pelas margens do rio Anços e pelas terras de Sicó e a cerimónia solene tem início às 10:30 horas.

Nesta sessão, voltam a homenagear-se os mortos em combate no Largo da Guerra Penínsular, junto ao memorial, com uma actuação da Filarmónica do Louriçal.

Segue-se a tradicional encenação histórica da batalha, que conta com a participação da companhia Almanach.

A tarde de domingo será preenchida com animação e cultura.

A Batalha da Redinha aconteceu a 12 de Março de 1881, no final da terceira invasão francesa a Portugal, durante a retirada do exército de Massena.