Sociedade
Feira de Leiria com quase 70 mil pessoas no primeiro fim-de-semana
Números revelados na reunião de câmara desta terça-feira, onde a vereadora Catarina Louro prestou esclarecimentos sobre os custos associados ao evento de apresentação da Feira de Leiria.
A Feira de Leiria registou quase 70 mil entradas nos primeiros três dias do evento, que coincidiram com fim-de-semana prolongado e com o jogo que ditou a subida de divisão da União de Leiria.
Os números foram revelados pela vereadora Catarina Louro na reunião de câmara realizada esta terça-feira. Na informação ao executivo, a autarca adiantou que os mecanismos de contagem instalados nas entradas da feira contabilizaram 69 mil pessoas, com o sábado a registar a maior afluência, também devido ao jogo da UDL, reconheceu.
A par dos visitantes, Catarina Louro destacou a presença digital do evento, dando como exemplo a fotografia aérea da noite sábado, partilhada nas redes sociais do certame e que chegou “a 700 mil pessoas”. “Conseguiu-se que se falasse da Feira de Leiria além das fronteiras do concelho e do distrito”, realçou.
Na reunião de executivo, a vereadora prestou ainda esclarecimentos sobre os custos associados ao evento de apresentação da feira, realizado no final de Março, que contou com uma pequena actuação de Nena e de Emanuel, dois dos nomes que constam do cartaz da Feira de Leiria deste ano.
Catarina Louro explicou que essa actuação “não acarretou mais nenhum custo”, além do que está contratualizado com os artistas para o espectáculo que farão na feira e que as ofertas (bebidas e comida) feitas durante essa sessão foram suportadas pelos operadores presentes na feira.
“Os custos da apresentação rondam os 1500 euros”, avançou a vereadora, especificando algumas das despesas: direitos de autor pagos à Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), decoração do recinto, lonas, som e palco.