Sociedade
Feira de Leiria estende-se por 32 dias e terá 20 noites concertos e um recinto maior
David Fonseca, Plutónio, Os Quatro e Meia, Bárbara Bandeira, Iolanda e Quim Barreiros são alguns dos artistas que vão subir a palco
David Fonseca, Plutónio, Os Quatro e Meia, Bárbara Bandeira, Iolanda e Quim Barreiros são alguns dos artistas que vão subir a palco da edição deste ano da Feira de Leiria, que vai decorrer de 1 de Maio a 1 de Junho. São, no total, 32 dias de evento, com 20 noites de concertos, todos gratuitos, com a câmara a pespectivar um novo recorde de entradas, ultrapassando os 850 mil visitantes registados no ano passado.
"Quanto mais não seja, porque teremos mais dias", salientou Catarina Louro, vereadora do Desenvolvimento Económico, na conferência de imprensa, realizada esta tarde, para a apresentação do evento.
Entre as melhorais anunciadas para este ano, a vereadora destacou o aumento do recinto, conseguido com o recuo dos operadores localizados junto à avenida 25 de Abril. Segundo Catarina Louro, esta alteração permitirá ganhar espaço para aumentar os corredores e a frente de palco e para colocar mais um equipamento de diversão. Também a praça da gastronomia ficará "um pouco maior, com mais tasquinhas [cinco] e restaurantes [11]", e terá uma decoração renovada.
Para "facilitar a circulação, melhorar a experiência das pessoas" e reforçar a segurança, além do alargamento dos corredores, serão criadas mais duas "entradas/saídas" no recinto, anunciou também Catarina Louro.
Tendo como lema "#Leiria não existe sem ti", campanha lançada durante a recente Bolsa de Turismo de Lisboa, a edição deste ano da Feira não vai, no entanto, perder de vista o tema da sustentabilidade adoptado no ano passado, frisou a vereadora, assegurado que as preocupações em termos ambientais vão ser mantidas e reforçadas, com uma supervisão "mais insistente junto dos operadores".
Transporte gratuito em dias de concertos
Reconhecendo que, no ano passado, "não foi dada a devida atenção" à questão da mobilidade, Catarina Louro prometeu que, nesta edição, a situação será corrigida. Além do reforço da divulgação dos parques de estacionamento periféricos, haverá transporte gratuito entre esses pontos e o recinto nos dias de concerto (sexta-feiras, sábados e vésperas de feriado). É, frisou, também uma forma de combater o estacionamento "abusivo" que, habitualmente, se regista nos dias de maior afluência.
Face ao cartaz de espectáculos, que procura atrair públicos diversos e gerações diferentes, extravasando as fronteiras de Leiria, e aos melhoramentos introduzidos, Catarina Louro acredita que estão reunidas condições para uma "grande" edição da Feira de Leiria. "É um evento para os leirienses se apropriarem como seu, como sua identidade. Um evento dinâmico, agradável e com muito sabor à mistura", afirma
Principais concertos
Dia 1 - Quinta do Bill
Dia 2 - Soraia Ramos
Dia 3 - Plutónio
Dia 9 - Lon3r Johny
Dia 10 - Os Quatro e Meia
Dia 16 - Blasted Mechanism
Dia 17 - Dino d' Santiago
Dia 21 - David Fonseca
Dia 22 - Quim Barreiros
Dia 23 - Mizzy Miles
Dia 24 - Bárbara Bandeira
Dia 30 - Iolanda