Abertura
Feliz Natal e parabéns! Estes meninos partilham o dia de aniversário com Jesus
Sem Reis Magos, nem estrela de Belém, outros meninos e meninas nasceram a 25 de Dezembro e dobraram os motivos de alegria das suas famílias
“Os calendários têm todos um N no dia 25 de Dezembro. Não é por acaso. Serve para assinalar o dia do meu aniversário”, diz Nelson Lino, em jeito de brincadeira, habituado a partilhar a data do seu nascimento com a do Menino Jesus. Nelson, Vítor, Florindo, Alda e Vanda fazem parte do grupo de pessoas que desde sempre se habituaram a dividir atenções com o protagonista universal deste dia.
Nalguns casos, as prendas até podem ser menos, mas é grande o amor e o espírito de família que presenteiam estes “bebés” de Natal.
Sem manjedoura, nascido num castelo
Embora as suas raízes estejam na Marinha Grande, Nelson Lino nasceu na Alemanha, onde a mãe esteve emigrada. “Tinha medo que eu fosse à guerra e registou-me lá.”
Sem palhas nem manjedoura, esta criança veio ao mundo “numa espécie de castelo que tinha sido abandonado por judeus, durante a Segunda Guerra Mundial”, e que na década de 60 servia para albergar muitas famílias de portugueses.
Ainda antes de completar dois anos de idade, Nelson mudou -se com a família para a Marinha Grande. Filho único, durante a infância Nelson nunca deixou de receber um presente de aniversário da mãe. E hoje continua a festejar com a família, com entusiasmo, não só o aniversário como o Natal.
Condutor de pesados em trajectos de longo curso, faz questão de regressar à terra durante esta quadra.
Apesar de improvável, acrescenta o motorista, o facto é que, durante quatro anos, na Escola Primária do Engenho, partilhou a secretária com um colega que nasceu
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.