Viver
Fernando Marques. Homenagem ao escultor dos Pastorinhos
Uma obra com dois metros de altura, de que deixou a maquete, está a ser passada a pedra por Pedro Lino, também de Leiria
Fernando Marques (1934-2017) – autor do monumento aos Pastorinhos em Fátima, entre outras obras de arte pública, em Portugal e no estrangeiro – faria hoje 91 anos e a data é assinalada através de uma homenagem.
Com início às 15 horas, o programa inclui o descerramento de uma placa na casa onde o escultor nasceu – o número 4 do largo de São Pedro, em Leiria, no morro do castelo – e decorre também na Igreja de São Pedro, com intervenções de amigos e o visionamento do documentário Mãos Que Eternizaram Tradições, de 12 minutos, realizado pela filha, Paula Marques.
A iniciativa desta quinta-feira, 30 de Outubro, terá seguimento no ano quem vem, com a inauguração em espaço público, no concelho, de uma obra com dois metros de altura, de que Fernando Marques deixou a maquete, que está a ser passada a pedra pelo escultor Pedro Lino, também de Leiria.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.