Viver

Festival A Porta anuncia Blu Samu e Ryder the Eagle num cartaz com mais de 30 concertos

12 mai 2022 11:07

Sean Riley & The Slowriders também se juntam a uma lista onde já estavam Salvador Sobral com André Santos, Titica e Club Makumba

festival-a-porta-anuncia-blu-samu-e-ryder-the-eagle-num-cartaz-com-mais-de-30-concertos
Blu Samu vai a palco no Jardim Luís de Camões, em Junho
DR

Após vários concertos integrados na digressão europeia dos Franz Ferdinand, a garantir a primeira parte das apresentações da banda escocesa na Suíça, Croácia, Áustria, Polónia, Alemanha e França, entre o final de Abril e o início de Maio, o francês Ryder the Eagle actua em Leiria no próximo mês de Junho, no Jardim Luís de Camões, anunciou hoje a organização do festival A Porta.

A luso-descendente Blu Samu (nascida Salomé Magalhães) é o outro nome internacional divulgado hoje e também para o Jardim Luís de Camões.

Natural da Bélgica, onde reside, viveu vários anos em Portugal e cruza elementos do soul e do hip hop.

No final de Maio, está previsto o lançamento de um novo trabalho de Blu Samu, com o título 7.

Com vários momentos populares nas plataformas digitais, destaca-se o vídeo "Clumsy Queen" (quase 1 milhão de visualizações no YouTube) e os temas "Nathy" e "I Run", ambos com mais de milhão e meio de reproduções no Spotify.

Radicado no México, Ryder the Eagle traz a Leiria um novo álbum, Follymoon, que combina um ambiente de teclados e ritmos pop rock com o imaginário da cultura folk e do sonho americano, mas também tem registos com guitarra acústica e harmónica que o colocam ainda mais próximo dos grandes horizontes dos Estados Unidos.

O festival A Porta realiza-se entre 12 e 19 de Junho e confere a oportunidade para descobrir novos discos de bandas nacionais – é o caso de Dandruff, dos Fugly – e também propostas do lado de lá da fronteira, além de várias surpresas de Leiria: nove projectos e ainda Sean Riley & The Slowriders, banda fundada em Coimbra mas com ligações a Leiria através dos músicos Afonso Rodrigues, Filipe Rocha e Nuno Filipe.

O cartaz de concertos revelado pela organização inclui mais de 30 nomes, entre eles, Salvador Sobral com André Santos, Club Makumba e Titica, que já tinham sido anunciados há um mês.