Economia
Fibroplac, de Pombal, foi comprada pela Saint-Gobain Portugal
Multinacional quer acelerar crescimento no País
A Fibroplac - Fábrica de Placas de Gesso Laminado (de Pombal) e a Falper - Falsos Tectos e Perfis Isolantes (Vila Nova de Gaia) foram compradas pela Saint-Gobain Portugal.
De acordo com a agência Lusa, a Autoridade da Concorrência foi notificada pela Saint-Gobain Portugal da compra do controlo exclusivo sobre a Fibroplac e sobre a Falper - Falsos Tectos e Perfis Isolantes. A empresa portuguesa, que notificou ontem a operação ao regulador da concorrência, é controlada pelo grupo francês Saint-Gobain, que se dedica à produção e comercialização de materiais para a construção civil, como argamassas ou produtos de gesso para construção.
Segundo a Lusa, “a notificação surge depois de a francesa Saint-Gobain anunciar, no final de Maio, a compra das empresas portuguesas da área da construção civil Fibroplac e Falper, que juntas geram negócios de 15 milhões de euros e empregam 75 trabalhadores, para ‘reforçar e acelerar o forte crescimento’ da multinacional em Portugal”.
Segundo explicou a multinacional em comunicado, estas duas novas aquisições visam fornecer a oferta local de placas de gesso cartonado para acelerar o crescimento dos sistemas de placas de gesso e desenvolver soluções sustentáveis integradas.
No nosso País, o grupo conta com 600 colaboradores, 13 empresas, dez fábricas e um polo de Investigação e Desenvolvimento localizado em Aveiro.