Desporto
Final four da Taça da Liga será jogada em Leiria nos próximos três anos
Anúncio foi feito ao final desta tarde pela Liga de futebol profissional. Irá decorrer de 16 a 23 de Janeiro de 2021
Numa altura em que se projecta como favorita na candidatura a Cidade Europeia do Desporto de 2022, há mais um grande evento cuja organização está garantida para Leiria.
E tal como a Taça da Europa de Lançamentos, em atletismo, também a final four da Taça da Liga, em futebol, irá decorrer no concelho em 2021, 2022 e 2023, como noticiou o JORNAL DE LEIRIA, em primeira mão, na edição da passada quinta-feira.
A organização da prova, a cargo da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, segue, pois, a tendência, já que por norma a competição é realizada, por períodos de três anos, num mesmo estádio do Euro’2004.
Foi assim no Algarve, de 2007/08 a 2009/10, em Coimbra, de 2010/11 a 2012/13, e em Braga, de 2017/18 a 2019/20.
Também o Estádio do Bessa, no Porto, e os Estádios Municipais de Aveiro, Coimbra e Funchal manifestaram intenção de acolher o evento.
A final da Taça da Liga de 2014, a única vez em que o evento se realizou na cidade, continua a ser o jogo de futebol entre clubes que mais espectadores levou àquele recinto desportivo (23.119).
O recorde absoluto, pertence e pertencerá ao desafio entre a Croácia e a França para o Euro’2004 (29.160), ainda antes da lotação ter sido reduzida com a supressão da bancada temporária colocada no topo Norte.
Edição sui generis
Por causa do aperto de calendários resultante da pandemia, a próxima edição da Taça da Liga de futebol será drasticamente reduzida em número de jogos.
Ao invés do que habitualmente acontece, com a participação de todos os clubes inscritos nas duas divisões profissionais, desta vez será apenas disputada por oito equipas: os seis primeiros classificados da 1.ª Liga e os dois primeiros da 2.ª Liga à última jornada do mês de Novembro.
Os quatro primeiros classificados do escalão principal vão jogar os quartos-de-final na condição de visitado, enquanto os restantes vão participar na condição de visitantes nesta eliminatória jogada apenas a uma mão.
Esta forma de disputa deverá permitir a presença dos nomes principais do futebol nacional nas decisões.
Os vencedores jogarão as meias-finais e o jogo decisivo em Leiria, entre 16 e 23 de Janeiro de 2021, naquela que será a segunda vez que o Magalhães Pessoa receberá a final desta competição.