Sociedade

Fogo destrói dezenas de alfaias agrícolas e provoca estragos em seis habitações em Alvaiázere

22 jul 2022 12:34

Arderam cerca de 4.200 hectares

fogo-destroi-dezenas-de-alfaias-agricolas-e-provoca-estragos-em-seis-habitacoes-em-alvaiazere
O incêndio que deflagrou em Alvaiázere destruiu dezenas de alfaias e provocou estragos em seis habitações. Um bombeiro ficou ferido e cerca de 4.200 hectares arderam. Este é o balanço preliminar do fogo que atingiu durante vários dias aquele concelho.

“Temos uma área ardida de cerca de 4.200 hectares. Seis casas foram afectadas pelo fogo, que não vou distinguir de primeira ou segunda habitação, nem se foram destruídas total ou parcialmente, assim como muitas dezenas de alfaias agrícolas. Há registo de um bombeiro ferido, que foi operado e está a recuperar”, afirma João Paulo Guerreiro.

O presidente da Câmara de Alvaiázere acrescenta que “muitas pessoas ficaram sem o seu ‘stock’ de alimentos” e a Direcção Regional da Agricultura e Pescas ainda está a fazer o seu levantamento.

“Ardeu uma extensa área de olival, uma das principais produções do concelho, o que nos preocupa muito”, sublinha o autarca, ao referir que tem desenvolvido contactos com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e com a associação Terras de Sicó, “junto dos diferentes organismos da tutela”, procurando que “o evento seja classificado como uma situação de excepção e emergência” para que seja “disponibilizada uma linha de apoio que ajude a normalizar a vida das pessoas”.

Segundo João Paulo Guerreiro, “dezenas de famílias ficaram quase sem nada e que a sua fonte de rendimento foi afectada”.

“Depois do combate aos incêndios, o apoio às pessoas é o nosso combate. As autarquias não têm dotação para apoiar, mas estas famílias precisam de o ser”, sublinha ainda.

O fogo em Alvaiázere, que se reacendeu no dia 12, resultou de um incêndio no concelho de Ourém, no distrito de Santarém, que deflagrou no dia 7 de Julho, pelas 16:37 horas.