Sociedade

Fonte luminosa fica às escuras para poupar energia

9 ago 2022 18:55

Município reforça medidas para uso eficiente de energia e água

fonte-luminosa-fica-as-escuras-para-poupar-energia
Só o Castelo de Leiria manterá a sua iluminação
Ricardo Graça/Arquivo

Se vir a Fonte Luminosa ou a Fonte da Zona Desportiva desligadas não fique surpreendido. Consciente da crise energética que a Europa atravessa, o Município de Leiria apresentou hoje algumas medidas com vista a reduzir o gasto energético, a que se juntam outras para poupar água.

Desligar a iluminação cénica das fontes públicas que consumam grandes quantidades de energia, nomeadamente as Fonte Luminosa, Fonte da Zona Desportiva e fontes do Jardim Luís de Camões e desligar as luzes de todos os monumentos e edifícios municipais, com exceção do Castelo de Leiria, a partir das 00 horas, são algumas medidas que constam no Plano Municipal de Poupança e Eficiência Energética, apresentado hoje em reunião de executivo pelo vereador Carlos Palheira.

Contextualizando que a “Europa atravessa uma situação difícil em relação à energia”, o autarca considerou que as dez medidas apresentadas hoje “visam mitigar os consumos e tornar os equipamentos o mais eficientes possível”.Carlos Palheira adiantou ainda que serão lançadas campanhas de sensibilização, que pretendem “influenciar comportamentos”.

Uma das campanhas previstas desenrolar-se-á nas escolas do concelho, já que são equipamentos “com grande consumo de energia”.O exemplo será ainda dado no edifício camarário, onde os funcionários serão sensibilizados a reduzir os gastos energéticos através de pequenos gestos, como desligar os monitores e os computadores e deixar entrar a luz natural nas salas.

“Iremos depois realizar auditorias energéticas nos edifícios municipais para mostrar a poupança”, salientou, referindo ainda que serão instalados painéis fotovoltaicos para produção de energia em edifícios municipais.

A câmara irá ainda diminuir a intensidade da iluminação em algumas zonas urbanas a partir de determinada hora da noite, “sem colocar em causa a segurança de pessoas e bens”, assim como promover ações de sensibilização junto do sector comercial.

Perante a seca que assola o País, o vereador Luís Lopes apresentou um reforço das medidas para melhor gestão de água que já tinham sido anunciadas em Fevereiro, salientando que a autarquia vai continuar a avaliar as disponibilidades hídricas existentes e a identificar os recursos disponíveis no espaço concelhio que poderão ser mobilizáveis em caso de agravamento da situação.

As campanhas que visam a poupança de água vão continuar, estendo-se às escolas para sensibilizar os mais novos para o uso eficiente do recurso hídrico.

O Município de Leiria vai adotar boas práticas de rega, programando para o período noturno e utilizando a água do rio, e interditar temporariamente o uso de água da rede para usos não potáveis, como a lavagem de ruas.Luís Lopes  anunciou ainda a possível redução de pressão da água em alguns locais do município.

“Sendo a água um extintor universal naquilo que é o combate aos incêndios rurais, temos tentado que haja uma redução na utilização de água no combate, sem colocar em causa a eficácia e eficiência do mesmo”, afirmou, apontando a possibilidade de uso de fontes alternativas de água para as missões de proteção e socorro, como águas pluviais ou residuais tratadas.