Abertura

Freguesias avançam para a desagregação para “reparar erro”

27 out 2022 20:00

A menos de dois meses do fim do prazo para pedir a reversão das agregações, os processos a decorrer na região não chegam a uma dezena. E só um está aprovado e apenas pela Assembleia de Freguesia

freguesias-avancam-para-a-desagregacao-para-reparar-erro
Na União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes foram promovidas sessões de esclarecimento em cada uma das localidades
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Por unanimidade. Está aprovada, no primeiro patamar de decisão, a assembleia de freguesia (AF), a primeira desagregação na região: a da União de Freguesias de Gondemaria e Olival, no concelho de Ourém.

Na passada sexta-feira, depois de uma auscultação à população através de recolha de assinaturas, os membros do órgão deliberativo disseram ‘sim’ à separação de uma união feita “à força” e “sem respeitar a história” das freguesias, alega o presidente da junta, António Silva, que defende que é tempo de “reparar o erro”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ