Sociedade

Fundação para a Ciência e a Tecnologia deixa Politécnico de Leiria de fora de vagas para bolseiros

7 set 2024 14:00

Instituição de ensino superior vai apresentar uma reclamação para uma reavaliação da candidatura

fundacao-para-a-ciencia-e-a-tecnologia-deixa-politecnico-de-leiria-de-fora-de-vagas-para-bolseiros

O Politécnico de Leiria não obteve qualquer vaga através do FCT- Tenure, o novo programa de contratação para a carreira científica e de docência.

O anúncio foi feito no mês passado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que irá co-financiar, durante os próximos anos, 1.100 lugares, o que permitirá às instituições portuguesas abrir concursos internacionais.

Ao contrário de outros concursos para financiar a contratação de bolseiros, a candidatura do Politécnico de Leiria à 1.ª edição do concurso FCT-Tenure não obteve a atribuição de financiamento para as posições para as quais concorreu a instituição de ensino superior.

Em resposta ao JORNAL DE LEIRIA, Carlos Rabadão salienta que estes são ainda resultados provisórios. Não sendo definitivos, o presidente do Politécnico de Leiria adianta que se mantém o processo a decorrer e a “instituição apresentará, em sede de audiência prévia, uma reclamação dentro do prazo estabelecido, para uma reavaliação da candidatura”.

Carlos Rabadão sublinha que esta decisão não coloca em risco “projectos de investigação em curso, já que a candidatura apenas pretende reforçar a capacidade de investigação do Politécnico de Leiria no futuro e não colmatar quaisquer necessidades actuais”.