Desporto

Furos levam João Ferreira a perder tempo e a descer para o 15.º lugar no Dakar

6 jan 2026 12:30

Piloto de Leiria enfrentou furos e concluiu a jornada de hoje em 4:33.53 horas

furos-levam-joao-ferreira-a-perder-tempo-e-a-descer-para-o-15o-lugar-no-dakar

A terceira etapa do Dakar trouxe dificuldades para João Ferreira, que enfrentou alguns furos que o levaram a perder tempo na prova. O piloto de Leiria concluiu a jornada de hoje em 4:33.53 horas, mais 29.21 minutos que o vencedor, resultado que o colocou no 15.º lugar da classificação geral, a 20.50 minutos do líder.

“Foi um dia menos conseguido, em que nunca conseguimos encontrar o ritmo certo”, explicou, no final da etapa.

“Perdemos algum tempo devido aos furos e à gestão de pneus feita até ao final e, num Dakar tão competitivo, isso reflete-se imediatamente na classificação. Ainda assim, conseguimos evitar problemas maiores e levar o carro até ao final, o que também faz parte da gestão da prova.”

Amanhã, a quarta etapa do Dakar marca a primeira jornada de maratona para os concorrentes. O dia arrancará e terminará em AlUla, com uma especial cronometrada de cerca de 451 quilómetros disputada em vastas áreas abertas, mas com mudanças de ritmo devido às colinas e relevos variados.

Pilotos e navegadores terão de gerir os seus veículos sem assistência técnica no bivouac de chegada, que conta apenas com o essencial: tendas, fogueira e refeições. A ajuda entre concorrentes é permitida sem limites de tempo.