Economia

Futuro da fileira da resina natural passa pela criação de cluster

23 mar 2024 09:00

Só a união dos vários agentes da cadeia de valor da resina natural do País, através de um cluster, capaz de ter voz junto do Estado, promover formação e competitividade garantirá a continuidade de actividades seculares

futuro-da-fileira-da-resina-natural-passa-pela-criacao-de-cluster
Restam apenas cerca de 500 resineiros em todo o País
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

É preciso unir para vencer. Foi esta a principal conclusão a que chegaram muitos dos agentes da cadeia de valor da resina natural do País, que se reuniram segunda-feira, no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, onde tinha lugar um workshop com vários parceiros do projecto RN21. Neste evento, Carlos Fonseca representava o ForestWISE, o laboratório colaborativo que lidera o consórcio RN21.

O projecto, que conta com 39 parceiros, entre academia, associações, empresas de extracção, de primeira e segunda transformação, visa modernizar e tornar a produção da resina natural mais sustentável em Portugal, abrangendo toda a cadeia de valor, desde a floresta até ao consumidor final, contando, para o efeito, com cerca de 17 milhões de incentivos do PRR.

Carlos Fonseca desafiava o sector para que o projecto RN21 não resulte apenas em novos produtos,

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ