Sociedade

Galopim de Carvalho propõe museu para pegadas de dinossauros da Serra d'Aire

9 ago 2022 14:24

Projecto do geólogo inclui espectáculos em 3D com recurso a realidade virtual

galopim-de-carvalho-propoe-museu-para-pegadas-de-dinossauros-da-serra-daire
.
claudio garcia/arquivo
Redacção/Agência Lusa

O geólogo António Galopim de Carvalho pretende que o Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra d'Aire, nos concelhos de Ourém e Torres Novas, tenha importância mundial e seja reconhecido com “algo muito grandioso”. Nesse sentido, adiantou à Lusa, gizou um projecto que passa por dotar o monumento de condições para “divulgar amplamente a real importância” do sítio, capitalizando turisticamente a proximidade com Fátima.

A proposta inclui a criação de “um museu e centro de interpretação, auditório, espectáculos de luz e som, espectáculos em 3D com recurso a realidade virtual, exposições temporárias cobertas ou ao ar livre, painel do tempo, comboio ou túnel do tempo, parque infantil, recinto de merendas, cafetaria ou restaurante”, com “silhuetas gigantes [de dinossauros] e parque de estacionamento”, além da concretização total do jardim jurássico existente, especifica o geólogo.

Aquele que é o maior trilho de dinossauros herbívoros do mundo foi descoberto na localidade do Bairro em 1994, recebeu a classificação como monumento natural em 1996 e ali foi criado um centro de interpretação em 1997. Mas, de então para cá, tem-se verificado “um quase deserto”, diz Galopim de Carvalho, que pede “um investimento de milhões” num “projecto de valor internacional” que reconheça “a real importância científica, pedagógica e cultural deste património”.

“Esteve quase abandonado nos últimos anos. Com a nova administração fizeram-se beneficiações importantes. Elogio quem lá trabalhou e quem lá trabalha, mas é preciso muito mais, pelo importante valor paleontológico do sítio”, sublinha, lembrando que “tem valor e dimensão física e geográfica para fazer algo muito grandioso”.

E concretiza: “têm-se gasto lá milhares de euros. Mas quero ali milhões de euros. No ano passado o que lá se gastou foram 250 mil euros. Mas tudo aquilo merece um projeto de muitos milhões”.

“Há muito que tinha esta ideia. Quando há uns meses fui convidado para a inauguração do [renovado] centro de interpretação e do passadiço, senti que era a oportunidade - pelo que disseram os presidentes da câmara - para lançar esta ideia e fazer algo de dimensão nunca pensada”, explicou. Actualmente, Galopim de Carvalho recolhe apoios.

O geólogo, que dentro de dias completa 91 anos, assume que, muito provavelmente, não verá concretizada a ideia.