Sociedade

GNR detém suspeito de violência doméstica em flagrante

14 fev 2024 09:36

Militares encontraram agressor a ameaçar companheira

gnr-detem-suspeito-de-violencia-domestica-em-flagrante

Um homem de 30 anos foi detido pelos militares do posto territorial de Valado dos Frades da GNR, na Nazaré, quando ameaçava a sua companheira, na semana passada.

Segundo uma nota de imprensa enviada hoje pelo Comando Territorial de Leiria da GNR, na sequência de uma denúncia a informar sobre uma alegada situação de violência doméstica, os "militares deslocaram-se rapidamente para o local, onde presenciaram o agressor a proferir ameaças à vítima, sua companheira de 30 anos".

Os militares constaram ainda que a vítima apresentava ferimentos, tendo o suspeito sido detido em flagrante.

Após ter sido presente ao juiz de instrução criminal do Tribunal Judicial de Leiria, foram aplicadas ao detido as medidas de coacção de proibição de contactar por qualquer meio a vítima e de frequentar locais onde possa estar a vítima, com obrigação de afastamento de 500 metros.

A violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade colectiva, lembra a GNR.

A Guarda Nacional Republicana informa que, se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, participe através do Portal Queixa Eletrónica, em https://queixaselectronicas.mai.gov.pt; pelo 112, no posto da GNR mais próximo à sua área de residência, utilizando as aplicações App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx ou SMS Segurança, também direccionada a pessoas surdas, em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.

Alerta para violência no namoro

A Guarda Nacional Republicana está a realizar até ao próximo dia 18 de Fevereiro uma campanha de prevenção e sensibilização, com o objectivo de sensibilizar para a eliminação da violência e todas as formas de agressão existentes em relações de namoro, especialmente entre os jovens, onde estes comportamentos são precoces e mais facilmente evitados no futuro.

Com o intuito de alterar comportamentos e evitar que a violência se prolongue no futuro, a Guarda pretende incentivar todos os jovens a denunciar e a não aceitar qualquer tipo de violência psicológica, emocional, física, social ou sexual. 

É importante alertar os jovens para a importância das relações saudáveis, baseadas em princípios e valores tais como a auto-estima, o respeito e a tolerância, que são pilares das relações de namoro, promovendo uma cultura anti-violência através de uma maior consciencialização, refere uma nota de imprensa da GNR.

Durante o ano de 2023, na área de responsabilidade da GNR, foram registados 1 497 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias em Portugal.

Desses crimes, 434 vítimas encontravam-se na faixa etária até aos 24 anos. Em 2022 foram registados 1 421  crimes de violência no namoro, em todas as faixas etárias, registando-se 244 vítimas com idade até aos 24 anos.

A violência no namoro traduz-se na violência psicológica e emocional, na violência física e social, e na violência sexual. O impacto deste tipo de violência em idades precoces pode ser a aceitação desta violência no futuro, comprometendo as vítimas envolvidas, as suas famílias e a sociedade no seu conjunto.