Viver

Gravíssimo! Solistas de França, Inglaterra e Estados Unidos na celebração que não tem rivais

26 ago 2025 15:00

Festival de metais graves decorre em Alcobaça com artistas nacionais e internacionais de topo

gravissimo-solistas-de-franca-inglaterra-e-estados-unidos-na-celebracao-que-nao-tem-rivais
O músico de jazz Mark Nightingale é a estrela do espectáculo que fecha a edição de 2025
Sarah Lever

Colaborações com Elton John e Frank Sinatra? Sim. Música para filmes de Hollywood como Jurassic Park e O Fugitivo? Também. No rol de artistas do Gravíssimo! em 2025, as biografias, mais uma vez, impressionam. De fora de Portugal, chegam o solista de jazz Mark Nightingale e ainda Anthony Caillet (Orchestre de Paris, Orchestre National de France, Smoking Mouse), Toby Oft (Boston Symphony Orchestra, New England Conservatory, Boston University Tanglewood Institute) e Gene Pokorny (Chicago Symphony Orchestra, Northwestern University, Roosevelt University) – que se vão juntar em Alcobaça, entre outros, aos portugueses Sérgio Carolino (Porto Symphony Orchestra Casa da Música, Senzoku Gakuen College of Music, TGB) e Hugo Assunção (Orquestra Sinfónica Portuguesa, Escola Superior de Música de Lisboa) para aquela que é a 15ª edição do festival e academia internacional de metais graves.

Este ano, o concerto de abertura reúne Sérgio Carolino (tuba) e Hugo Assunção (trombone) – que dividem a direcção artística do Gravíssimo! e são ambos originários do concelho de Alcobaça – com um quarteto de cordas, já na próxima terça-feira, 26 de Agosto, pelas 21:30 horas. O cenário é o Claustro da Hospedaria do Mosteiro de Alcobaça. Com direcção do maestro Alberto Roque, o programa inclui três novas obras encomendadas a compositores estrangeiros.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ