Economia

Há 13 empresas com mais de 100 anos no distrito de Leiria

29 set 2021 09:50

Existem actualmente em Portugal 402 empresas activas com pelo menos 100 anos de idade

ha-13-empresas-com-mais-de-100-anos-no-distrito-de-leiria
Gallo Vidro é uma das empresas centenárias do distrito
Ricardo Graça/Arquivo
Raquel de Sousa Silva

Existem actualmente em Portugal 402 empresas activas com pelo menos 100 anos de idade.

“Isto significa que enfrentaram, com sucesso, crises profundas de diferentes naturezas, nacionais e internacionais, encontrando em cada momento formas de resistir e de se adaptar”.

O estudo foi divulgado recentemente pela Informa D&B, que avançou ao JORNAL DE LEIRIA que no nosso distrito estão sediadas 13 destas empresas, sem contudo revelar nomes.

Entre as que foi possível identificar, a mais antiga é a Tomé Fèteira, indústria de limas e de equipamentos de Vieira de Leiria.

Fundada em 1856 por Joaquim Tomé Fèteira, esteve à beira do encerramento em 2005. Foi salva pelo austríaco Michael Braun, que manteve o nome da família original e lhe deu uma nova vida.

Outra das empresas centenárias do distrito é a Santos Barosa, fundada em 1889.

Foi adquirida em Outubro de 2017 pelo grupo espanhol Vidrala, que em 2003 já tinha comprado a Gallo Vidro, outra fabricante de vidro de embalagem da Marinha Grande, também ela centenária: foi fundada por Ricardo Gallo em 1899.

Secil Martingança (tem como nome comercial Secil Argamassas), na Maceira, fundada em 1891, na altura com o nome de Empresa de Cimentos da Maceira, é outra das centená

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ