Sociedade

Há 179 famílias à espera de habitação social em Leiria

17 set 2025 10:12

Neste momento, existem 250 agregados a beneficiar de apoio do programa municipal de comparticipação ao arrendamento

ha-179-familias-a-espera-de-habitacao-social-em-leiria
Município de Leiria tem 111 fogos de habitação social

O concelho de Leiria tem 179 famílias em lista de espera para habitação social do município, havendo ainda 250 que beneficiam do programa camarário de comparticipação ao arrendamento.

Os dados foram divulgados após a reunião de câmara, na sequência da intervenção da vereadora Branca Matos (independente eleita pelo PSD) que questionou o executivo socialista sobre este assunto, nomeadamente, sobre os investimentos em curso e projectados.

Em resposta, Ana Valentim, vereadora com o pelouro da habitação, sublinhou que está em curso a reabilitação de “todo” o parque habitacional do município, composto por 111 fogos, tendo já sido requalificadas as casas da câmara no Bairro Sá Carneiro, em Monte Redondo e Maceira.

Em curso está a intervenção nas habitações municipais no Casal da Cortiça, adiantou a vereadora, referindo ainda projectos para a transformação de património devoluto municipal em residências: antiga escola de Figueiras (Milagres) e casas do horto municipal, em Leiria, e da Cova, na Bidoeira.

A vereadora destacou ainda o Programa de Comparticipação ao Arrendamento do Município de Leiria, que “tem sido umresposta muito importante para as famílias que não têm capacidade financeira para recorrer ao mercado privado de arrendamento”, com o município a comparticipar “40% do valor da renda”.

Segundo a autarca, o município está a registar um “acréscimo de famílias a solicitar este apoio”, já que “muitas” têm perdido a comparticipação através do programa do Governo Mais Habitação.

Ana Valentim referiu ainda que a autarquia está a canalizar verbas do Fundo Municipal de Emergência, para apoiar famílias no pagamento de caução em novos contratos de arrendamento.