Viver

Há música medieval em Leiria, porco no espeto e cerveja artesanal

22 jul 2023 17:43

Milhares regressam à Leiria Medieval

Milhares de pessoa têm dado vida à cidade de Leiria e desde quinta-feira, data em que o Leiria Medieval 2023 se iniciou. Apesar do calor, muitos voltaram a marcar presença durante a tarde de hoje e a reviver o século XV.

A décima edição do Leiria Medieval é dedicada ao ano de 1496 e sob o tema "Sob um Céu de Peixes", em referência à chegada da tipografia à cidade de Leiria.

Foi na tipografia de Abraão d'Ortas que, a 25 de Fevereiro de 1496, foi impressa a primeira publicação, com o nome Almanach Perpetuum, da autoria de Abraão Zacuto, a qual compilava e explicava as suas tábuas de orientações celeste, fundamentais nas demandas marítimas por altura dos Descobrimentos, nomeadamente nas viagens até à Índia (1498) e ao Brasil (1500).

Na última linha da última página, Abraão Zacuto menciona a impressão "sob um céu de peixes", frase que serviu de inspiração para o tema deste ano, num momento em que o país vivia ainda em plena conviência pacífica entre cristãos, judeus e muçulmanos.

Mercadores, artesãos, místicos e artífices encontramos em cada canto do centro e o castelo engalanou-se para receber os ilustres convidados. 

Música, teatro, cortejos e comes e bebes e jogos tradicionais nada falta em Leiria.