Viver

Há sete dias consecutivos com programas de Carnaval em Leiria e na região

15 fev 2023 09:43

A vida são dois dias e o Carnaval são três. Melhor: são sete. Os programas nos vários concelhos do distrito de Leiria começam quinta-feira, 16, e só terminam na Quarta-Feira de Cinzas, 22

ha-sete-dias-consecutivos-com-programas-de-carnaval-em-leiria-e-na-regiao
Na Nazaré, o Entrudo já está a ser celebrado como manda a tradição, desde o início do ano
CMN

Não falta escolha, desde o Carnaval Sénior em Alcobaça, já amanhã, 16 de Fevereiro, até ao Enterro do Entrudo, em vários concelhos, na quarta-feira, 22. São sete dias consecutivos dedicados ao Carnaval, em vários pontos do distrito de Leiria.

O Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa acolhe na segunda-feira, 20 de Fevereiro, o Carnaval de Leiria 2023, numa noite com a dupla de DJ's Usados com Garantia e ainda o DJ Nuno Fernandez.

Amanhã, 17 de Fevereiro, o desfile das escolas do primeiro ciclo e jardins de infância sai para a rua entre as 10 e as 12 horas.

O Carnaval de Casal dos Claros e Coucinheira decorre durante cinco dias, entre 17 e 21 de Fevereiro. A cantora Rosinha é uma das atracções e actua, no domingo, com início às 22 horas, depois do desfile, que se realiza durante a tarde. Com carros alegóricos e fanfarra, o desfile volta à rua na terça-feira, 21, dia que se prolonga para lá das 19 horas, com o teclista Bruno Miguel. O programa do Carnaval de Casal dos Claros e Coucinheira inclui vários DJ's e nas noites de sábado e segunda-feira o concurso de melhores máscaras distribui mais de mil euros em prémios.

Na Nazaré, além dos cortejos dedicados às crianças, a realizar também nesta sexta-feira, há desfile nocturno no sábado, 18 de Fevereiro, desfiles diurnos no domingo, dia 19, e na terça-feira, dia 21, e ainda o Enterro do Santo Entrudo, na Quarta-feira de Cinzas, dia 22.

Ainda na Nazaré, estão patentes exposições dedicadas ao carnaval no Centro Cultural da Nazaré (com o título Só se tá névua) e na Galeria Paul Girol (Carnaverse, de Ricardo Leandro, que oferece uma analogia ao metaverso e a uma nova forma de olhar para o Carnaval da Nazaré, através das artes visuais como a fotografia, vídeo, performance, instalação e som).

Cristina Lucas e Ventura Piló Bem são os reis do Carnaval da Nazaré em 2023.

No concelho da Marinha Grande, são esperadas duas mil crianças, do ensino pré-escolar ao segundo ciclo, no desfile que decorre amanhã, depois das 10 horas, no Parque da Cerca. Outro destaque são as actividades no Sport Império Marinhense, com noites a 18 e 20 de Fevereiro e matinés nos dias 19 e 21; e o programa de Vieira de Leiria, sob o mote “Tás aqui, tás na Vieira”, com quatro dias de folia e actividades (desfiles e bailes, entre outras) na Escola Padre Franklin e no Largo da República.

Ainda na Marinha Grande, a discoteca Império Romano acolhe nesta sexta-feira o Carnaval Sénior e a colectividade de Casal Galego organiza o Baile dos Compadres.

Também se celebra o Carnaval na Batalha e as festividades iniciam-se na sexta-feira com o Baile de Carnaval Sénior, a partir das 14:30 horas, na tenda instalada na zona desportiva. É o local de onde parte, no domingo, depois das 15 horas, um corso com mais de 100 figurantes. O programa finda na segunda-feira, às 22:30 horas, com a Tenda de Carnaval, também instalada na zona desportiva da vila da Batalha.

Em Alcobaça, a tenda junto ao Mosteiro oferece quatro noites consecutivas, de 17 a 20 de Fevereiro, mas as festividades começam já hoje, 16 de Fevereiro, com o Carnaval Sénior, às 14 horas. Este ano, sob o tema “Paz e Paixão”. Há tardes de Carnaval nos dias 19 e 21 e o Carnaval das crianças sai à rua nesta sexta-feira, com todos os níveis de ensino. Na quarta-feira, 22, pelas 21 horas, da agenda consta o Enterro do Entrudo.

Em Pombal, o baile Carnaval Sénior acontece no pavilhão de actividades económicas e desportivas, a 17 de Fevereiro, e o desfile das escolas, pelas ruas da cidade, no mesmo dia, às 10 horas. Há concerto de Carnaval, Um dia em Veneza, pela Filarmónica Artística Pombalense, a 19 de Fevereiro, pelas 16:30 horas, no Teatro Cine de Pombal.

Em Ourém, 19 de Fevereiro, desfile de Carnaval por várias ruas da cidade, a partir das 15 horas, com concentração no Parque António Teixeira e baile depois das 18:30 horas no Centro Municipal de Exposições, onde, dia 20, acontece o Carnaval Sénior.

No concelho de Porto de Mós, há baile na associação de São Jorge no dia 18 e desfile no Serro Ventoso no dia 21. O desfile das escolas, nas várias freguesias, acontece amanhã. Também em Mira de Aire, há festa e desfile nos dias 18 e 19.

A cantora Rosinha é rainha em Figueiró dos Vinhos, com o corso a sair à rua no domingo, 19, antes do concerto, num programa de seis dias que vai de 17 a 22 de Fevereiro com bailes, desfiles, concursos de máscaras e o tradicional Enterro do Entrudo.

Em Caldas da Rainha, há programa nos dias 17, 18, 19 e 20 de Fevereiro, na zona industrial, e os Bailes do Casino, no Parque D. Carlos I, a 18 e 20 de Fevereiro. Também no Nadadouro há folia, de 17 a 20 de Fevereiro.

Já em Peniche, o Carnaval Escolar realizar-se-á no dia 17, sexta-feira. Nos dias 19 e 21, a partir das 15 horas, serão 620 os foliões a desfilar pelas ruas da cidade, distribuídos por 19 grupos, no Grande Corso Carnavalesco de Peniche. A agenda encerra com o tradicional Enterro do Bacalhau, no dia 22, pelas 21 horas.

* Notícia actualizada às 15:25 horas para incluir informação sobre o Carnaval de Casal dos Claros e Coucinheira