Economia

Habitação: preço do metro quadrado em Leiria ronda os dois mil euros

22 ago 2022 10:42

O valor mediano da avaliação bancária, para efeitos de crédito à habitação, passa dos mil euros em Leiria. Mas os valores de mercado são ainda mais altos, e já superam os dois mil euros

habitacao-preco-do-metro-quadrado-em-leiria-ronda-os-dois-mil-euros
Leiria é um dos distritos onde a procura mais tem aumentado
Ricardo Graça/Arquivo
Raquel de Sousa Silva

O valor mediano da avaliação bancária não pára de subir e em Junho era de 1.070 euros por metro quadrado em Leiria, um aumento de 175 euros (20%) face a igual período do ano passado, de acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística.

Valores que pecam por defeito, frisam os agentes imobiliários ouvidos pelo JORNAL DE LEIRIA, que dizem que a habitação em Leiria se está a vender, na maioria dos casos, acima de dois mil euros o metro quadrado.

“Os valores da avaliação bancária estão desfasados da realidade”, garante Nuno Serrano, responsável pela Predial Leiriense.

E dá um exemplo. Recentemente foi vendido um T3, com 140 metros quadrados, semi-novo, na Urbanização de Santa Clara, por cerca de 320 mil euros. Feitas as contas, são 2.285 euros o metro quadrado.

“Acabei de vender um T3, pequeno, pelos tais mil euros o metro quadrado, mas tem 40 anos e precisa de obras”, conta.

Quanto aos apartamentos novos, na cidade de Leiria, “não se avalia nada a menos de dois mil metros o metro quadrado”, garante, lembrando que há habitação à venda por 350 mil e 400 mil euros, mas neste caso os compradores raramente precisam de crédito bancário.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ