Viver

Hádoc anuncia sete filmes. Da fuga dos refugiados às ruínas da União Soviética

21 mar 2022 12:15

Festival de cinema documental vira a Oriente e traz a Leiria dois filmes nomeados para os Óscares

hadoc-anuncia-sete-filmes-da-fuga-dos-refugiados-as-ruinas-da-uniao-sovietica
Flee - A Fuga, de Jonas Poher Rasmussen
DR

O impacto da actividade humana no meio ambiente, a luta das mulheres pela emancipação e a inteligência artificial que ameaça a democracia vão estar em foco na próxima edição do festival de cinema documental Hádoc, que arranca a 5 de Abril com a projecção de Billie, do britânico James Erskine, sobre a cantora e lenda do jazz Billie Holiday.

Num ano que reúne obras de realizadores com origem na Índia, Noruega, Dinamarca, Rússia, Áustria ou Turquia, também são destaque o poder do jornalismo de investigação, a vida entre ruínas da União Soviética e o drama dos refugiados na Europa.

O décimo primeiro Hádoc acontece em Abril, Maio e Junho e traz a Leiria dois filmes nomeados para os Óscares: Escrever com Fogo, de Sushmit Gosh e Rintu Thomas, premiado em Sundance, entre outros festivais, e Flee – A Fuga, de Jonas Poher Rasmussen, também galardoado em Sundance, além de premiado nos European Film Awards e no festival Visions du Réel.

No cartaz anunciado esta segunda-feira constam ainda Terra, de Nikolaus Geyrharier, prémio júri ecuménico na Berlinale, Les Enfants Terribles, de Ahmet Necdet Cupur, prémio do júri no Visions du Réel, iHuman, de Tonje Hessen Schei, e Ostrov – Ilha Perdida, de Svetlana Rodina.

Sete filmes, com projecção sempre às 21:30 horas e sempre no Teatro Miguel Franco, num programa virado para oriente.

“Quase inadvertidamente, acabámos por perceber que muitos dos filmes que julgámos relevantes têm uma ligação ao médio oriente e à ásia, o que provavelmente é uma consequência do próprio tabuleiro geopolítico mundial. Os mais recentes acontecimentos na Ucrânia vieram provar isso mesmo”, comenta Nuno Granja, um dos coordenadores e programadores do festival com produção da ecO – Associação Cultural de Leiria.

O nosso propósito é sempre trazer ao nosso público filmes de qualidade que, julgamos, tenham impacto na forma como o espectador olhará o mundo, após esta experiência em sala”, esclarece.

Desde a sua génese, em 2012, o Hádoc tem procurado afirmar-se "como um veículo de divulgação do cinema documental, bem como um espaço de debate e reflexão, indo ao encontro do público cinéfilo menos identificado com as opções comerciais, através de uma abordagem independente, alternativa e de qualidade".

HÁDOC 2022
5 Abril - Billie
19 Abril - Escrever com Fogo
3 Maio - Terra
17 Maio - Les Enfants Terribles
31 Maio - iHuman
14 Junho - Flee – A Fuga
28 Junho - Ostrov – Ilha Perdida