Viver
Hádoc. No Other Land oferece uma janela escancarada para a Cisjordânia
Próxima terça-feira, em Leiria

Parceria JORNAL DE LEIRIA e Hádoc - Festival de Cinema Documental
Texto de Nuno Granja, coordenador e programador do Hádoc
Masafer Yatta, no sul da Palestina, próximo de Hebron, é um aglomerado de centenárias aldeias rurais palestinianas que Israel classificou como zona C, ou seja, território para treino militar.
No “campo de tiro 918” é proibida a construção e severamente desincentivada a permanência. Basel Adra (nascido em 1996) e a família vivem em Masafer Yatta. O jovem Basel, seguindo exemplo dos pais, cedo se envolveu no activismo e na defesa dos direitos dos compatriotas. Quando Yuval Abraham, jornalista israelita, se desloca a Masafer Yatta para escrever sobre a situação, e apesar da desconfiança inicial, ambos se tornam amigos.
É desta amizade e do trabalho em conjunto de Abraham e Adra que surge No Other Land, filme realizado por um colectivo israelo-palestiniano (Basel Adra, Yuval Abraham, Rachel Szor e Hamdan Ballal) que desde a estreia na Berlinale, onde conquistou o prémio do júri e a escolha do público para melhor documentário, tem trilhado um percurso fortíssimo, arrecadando prémios, incluindo um da International Documentary Association e o Óscar de Melhor Documentário.
Utilizando diversas imagens de arquivo e filmagens captadas pelos próprios autores durante intervenções das tropas israelitas, No Other Land é um documento cru, violento e com pouca margem para conclusões ou contemplações.
Apesar da qualidade das filmagens, muitas vezes obtidas com meios pouco capazes e sob condições difíceis, é, acima de tudo, um filme que urge ver, por ser uma janela escancarada e poderosa para o contexto das vidas humanas na Cisjordânia.
22 de Abril, Teatro Miguel Franco, Leiria, 21h30
No Other Land
De Yuval Abraham, Basel Adra e Hamdan Ballal
92 min. | Palestina, Israel | 2024 | m/14
Óscares 2025 – Vencedor Melhor Documentário
IDFA 2024 – Vencedor do Público
International Documentary Association 2024 – Vencedor Melhor Documentário
CPH:DOX – Vencedor do Público
+ curta metragem
Do Outro Lado da Linha
de Lukas Schrank
Nowhere Line | 14 min. | Austrália | 2015 | m/16