Viver
Hádoc. Os Sonhos de Pepe mostra os últimos dias de um viajante contra a pobreza e a desigualdade
Terça-feira, 13 de Maio, no Teatro Miguel Franco

Parceria JORNAL DE LEIRIA e Hádoc - Festival de Cinema Documental
Texto de Nuno Granja, co-coordenador e programador do Hádoc
José Alberto Mujica Cordano, ou Pepe, como todos os conhecem, fará 90 anos no próximo dia 20 de Maio. Isto, obviamente, se conseguir sobreviver até ao dia do seu aniversário. Diagnosticado com um cancro terminal, Pepe Mujica, o guerrilheiro marxista que, entre 2010 e 2015 foi presidente do Uruguai, já começou a despedir-se do mundo, assumindo que é o final do seu “ciclo” e que o futuro cabe aos mais novos. Pragmático, sem dramas, sem falsos moralismos. Assim é a filosofia de Pepe. Assim são os seus sonhos, Os Sonhos de Pepe. Ideias para um mundo em paz, em harmonia com a Natureza, com uma sociedade mais justa, com menos desigualdade e em que a Humanidade abandone o consumo destrutivo que compromete a sustentabilidade do planeta.
É um privilégio poder escutar o discurso claro e simples de um homem como existem poucos, um homem que pratica o que prega, vivendo de forma frugal, promovendo um modo de vida rural e austero, a partir da sua pequena quinta nos arredores de Montevidéu, onde, ao lado da mulher, a senadora Lucía Topolansky, planta flores, continua a conduzir o seu Carocha azul-celeste de 1987 e doa 90% do seu rendimento.
Pablo Trobo, o realizador de Os Sonhos de Pepe, ele próprio um uruguaio, reconheceu a universalidade da mensagem de Pepe Mujica, a riqueza dos seus conselhos e a sensatez da sua visão. A partir de entrevistas, imagens de arquivo e animações digitais, retrata Mujica como um viajante incansável que, na bagagem, aparentemente simples, leva uma mensagem contra a pobreza, a desigualdade e o consumismo desenfreado.
13 de Maio, Teatro Miguel Franco, Leiria, 21h30
Os Sonhos de Pepe
De Pablo Trobo
Los Sueños de Pepe | 87 min | Uruguai | 2024 | m/12
Festival do Rio 2024 – Seleção Oficial
Habana Film Festival 2024 – Seleção Oficial
+ curta
Blood Rider
De Jon Kasbe
17 min | Nigéria | 2020| m/12