Viver

Hádoc. Uma viagem com os Blur até Wembley para abrir a temporada

31 mar 2025 09:59

Começa esta terça-feira em Leiria a 14ª edição do festival

hadoc-uma-viagem-com-os-blur-ate-wembley-para-abrir-a-temporada
O filme mostra o reencontro da banda para a criação do disco The Ballad of Darren
DR

Pode considerar-se um convite difícil de recusar: acompanhar os quatro Blur (ok, acompanhar a câmara que acompanha os quatro Blur) no regresso para o primeiro disco em oito anos.

O documentário – que abre o 14.º Hádoc nesta terça-feira – oferece o inevitável momento em que o herói se vê confrontado com pedras no caminho. Ou, no caso deles, trocar café e televisão por novas canções e dois concertos em Wembley. Segundo a crítica (cinco estrelas em cinco) publicada pelo New Musical Express aquando da estreia do filme em Junho de 2024, há um desafio para cada protagonista. “O baixista convertido em vendedor de queijos Alex James saboreia o estilo de vida de festa enquanto continua receoso dos seus antigos problemas com o álcool, [Graham] Coxon luta com a ideia de ser uma banda de estádio quando sempre quis ser punk e o baterista convertido em político Dave Rowntree parte uma perna semanas antes de as cortinas subirem”. Quanto a Damon Albarn, toca-lhe o maior clichê, mas, provavelmente, também o mais doloroso: está de coração partido e precisa de verter as lágrimas no estúdio e no palco, uma espécie de paliativo só possível com velhos amigos.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ