Viver

Hamster Clown abre amanhã o festival de teatro Acaso em Leiria

15 set 2022 12:02

No primeiro fim-de-semana, o Acaso propõe quatro espectáculos, um deles no Castelo de Leiria

hamster-clown-abre-amanha-o-festival-de-teatro-acaso-em-leiria
Hamster Clown, com Rui Paixão
DR

O performer Rui Paixão, com carreira internacional que incluiu o Cirque du Soleil, e que em Leiria já colaborou anteriormente com O Nariz e com a banda First Breath After Coma, é o protagonista de Hamster Clown, pelo Teatro do Eléctrico, que amanhã abre o 27º Acaso – Festival Internacional de Teatro.

Hamster Clown é um dos espectáculos do Acaso que integram o festival no contexto de uma parceria com o Teatro José Lúcio da Silva (TJLS). Pelas 21:30 horas desta sexta-feira, 16 de Setembro, a sala recebe a criação de Rui Paixão com o encenador Ricardo Neves-Neves: mistura de teatro, dança e performance, entre o humor e o terror.

Para sábado, 17 de Setembro, o convite direcciona o público para o território do novo circo e do teatro físico. ÀS 21:30 horas, no Castelo de Leiria, o Teatro do Mar apresenta Mutabilia, de Julieta Aurora Santos, com interpretação de Carlos Campos e Fábio Constantino, outro espectáculo em parceria com o TJLS e apoiado pela Rede de Teatros e Cine-Teatros Portugueses (RTCP) da Direcção-Geral das Artes (DGArtes).

O terceiro espectáculo do Acaso com financiamento através do TJLS, RTCP e DGArtes ocupa o palco do Teatro José Lúcio da Silva no domingo, 18 de Setembro, pelas 19 horas. É o concerto Outros Mashup de Rodrigo Brandão (Brasil) e da Sun Ra Arkestra (Estados Unidos), liderada por Marshall Allen e com a participação, entre outros, de Knoel Scott (sax tenor) e Elson Nascimento (timbalão). A Sun Ra Arkestra esteve no festival de Vilar de Mouros em 1982. O saxofonista Marshall Allen conta já 98 anos.

Ainda no domingo, pelas 21:30 horas, o último dos quatro espectáculos agendados no fim-de-semana de arranque do festival acontece no Teatro Miguel Franco. Tchiloli, uma Tragédia Actual é um exercício pelo Centro de Intercâmbio Teatral de São Tomé que resulta de uma acção de formação orientada por Andrzej Kowalski. Depois da estreia no Festival Internacional de Teatro de São Tomé, faz agora a sua digressão em Portugal.

Este ano, o Acaso, que começa a 16 de Setembro e se estende até 30 de Outubro, reúne, além de três estreias da companhia O Nariz, responsável pela organização, produções do Teatro do Eléctrico, do Teatro do Mar, do Teatro Art'Imagem, do Spasmo Teatro, do Teatro Amador de Pombal (TAP) e do Teatro Ajidanha, entre outras.

O festival acontece em Leiria, Batalha, Porto de Mós e Marinha Grande, e inclui companhias ou artistas de Portugal, São Tomé e Príncipe, Brasil, Estados Unidos, França, Espanha e Bulgária.