Economia

Hermínio Rodrigues desafia ministra da Coesão Territorial a apoiar a criação do Centro de Investigação e Experimentação Agrícola em Alcobaça

7 dez 2022 11:17

Governante visitou esta semana a empresa de cerâmica Perpétua, Pereira & Almeida, em Évora de Alcobaça

herminio-rodrigues-desafia-ministra-da-coesao-territorial-a-apoiar-a-criacao-do-centro-de-investigacao-e-experimentacao-agricola-em-alcobaca
Governante visitou Alcobaça segunda-feira
DR

Aproveitando a visita de cortesia da governante, realizada segunda-feira à empresa de cerâmica Perpétua, Pereira & Almeida, sediada na freguesia de Évora de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara de Alcobaça,  lançou o desafio à ministra da Coesão Territorial para apoiar a criação do Centro de Investigação e Experimentação Agrícola, Gastronómica e Tecnológica neste concelho.

De acordo com o autarca, em causa está "um projecto estrutural e estratégico que, pela sua dimensão económica, social e cultural, irá reforçar os índices de coesão territorial do concelho de Alcobaça".

Durante a visita, Ana Abrunhosa sublinhou "o facto de Alcobaça ser, no âmbito do Portugal 2020, dos concelhos com maior número de projectos candidatados a fundos comunitários num montante superior a 100 milhões de euros. São números que revelam o dinamismo desta região".

O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça agradeceu "a presença regular e importante" da ministra "nos momentos mais marcantes da história recente do concelho de Alcobaça".

Destacou também o sector da cerâmica como sendo "um verdadeiro exemplo de resiliência perante os sucessivos constrangimentos dos últimos anos, nomeadamente as crises financeiras, pandémicas e mais recentemente energéticas."

O autarca recordou o peso estratégico (17%) do sector da cerâmica do concelho nas exportações nacionais de produtos cerâmicos. Números, de resto, reforçados pelo presidente da APICER - Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e Cristalaria, José Manuel da Cruz Pratas, que destacou entre, outros dados, os mais de mil milhões de euros que o sector gera anualmente ao nível de volume de negócios.