Abertura

Histórias nos Cuidados Intensivos em tempo de pandemia

24 fev 2022 18:09

Um ano depois o JORNAL DE LEIRIA voltou ao hospital de Leiria e ficou a conhecer histórias que marcaram os profissionais de saúde durante a pandemia. Uma abastada que acreditava ser imortal ao vírus e um pedido de casamento são duas de muitas outras

historias-nos-cuidados-intensivos-em-tempo-de-pandemia
Nos cuidados intensivos os doentes são muito graves, mas há casos de sucesso
Ricardo Graça

A pandemia de Covid-19 parece estar a caminhar para uma doença endémica, menos grave para a maioria da população. Mas, os últimos dois anos ficarão gravados na memória dos profissionais de saúde da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital de Santo André, em Leiria. As marcas físicas, mas sobretudo psicológicas e emocionais, dificilmente desaparecerão.

Nos últimos dois anos, passaram pela UCI ricos, pobres, jovens e menos jovens e idosos, com Covid-19 e em risco de vida. Uns morreram, outros sobreviveram. Cada um com a sua história, que não deixou indiferente os profissionais de saúde, que se socorreram do seu mecanismo de auto- -defesa para enfrentar os dias turbulentos por que passaram. “Estamos muito menos desgastados, mas isso não quer dizer que não tenhamos todos umas sequelas emocionais daquilo que aconteceu. Cada um sabe como viveu a pandemia, até porque somos humanos. Alguns de nós também perderam familiares e amigos”, revela Ana Araújo, intensivista.

O JORNAL DE LEIRIA voltou à UCI cerca de um ano depois e muita coisa mudou. O pânico e o alerta que existiam à passagem de um doente Covid para a unidade, praticamente desapareceram e os equipamentos de protecção individual (EPI) aligeiraram-se.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ