Sociedade
Homem morre afogado em praia de Peniche
Vítima, com cerca de 80 anos, ainda foi submetida a manobras de reanimação, mas sem sucesso
Um homem morreu esta quinta-feira, 4 de Dezembro, no mar na praia do Porto da Areia Sul, em Peniche, no distrito de Leiria, divulgou a Autoridade Marítima Nacional em comunicado.
O alerta foi dado pelas 14:45 horas para o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, a informar que “um homem tinha caído à água”.
Segundo o comunicado, foram de imediato activados tripulantes da Estação Salva-vidas, elementos da Polícia Marítima e dos Bombeiros Voluntários, de Peniche, e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Enquanto os meios se deslocavam para o local, “uma pessoa que se encontrava na zona, após ter visto a vítima dentro de água, saltou para a resgatar, não a tendo conseguido retirar, acabando por sair pelos próprios meios”, indicou a Autoridade Marítima Nacional.
O homem, com cerca de 80 anos, foi retirado por um dos elementos da Polícia Marítima em estado inconsciente e transportado para o areal da praia. A vítima foi depois submetida a manobras de reanimação pelos bombeiros de Peniche e do INEM, “não tendo sido possível reverter a situação”. Depois de o médico atestar o óbito no local, o corpo foi transportado para o Instituto de Medicina Legal de Torres Vedras.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi activado.
De acordo com fonte do Sub-Comando de Emergência e Protecção Civil do Oeste, no local estiveram uma embarcação e ainda 15 operacionais e sete veículos, entre eles a Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Caldas da Rainha do INEM.
A Polícia Marítima está a investigar as causas da morte.