Sociedade

Homem morreu em Peniche após queda no mar

17 abr 2025 19:46

Vítima foi encontrada inconsciente na água na praia do Portinho da Areia Sul

homem-morreu-em-peniche-apos-queda-no-mar
Vítima foi transportada para o cais da estação salva-vidas, onde continuaram, sem sucesso, as manobras de reanimação
Foto: AMN

Um homem faleceu, na tarde desta quinta-feira, na sequência de uma alegada queda de uma muralha na praia do Portinho da Areia Sul, em Peniche. Desconhecem-se as circunstâncias em que ocorreu o acidente.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN), a vítima foi encontrada inconsciente na água, por volta das 16:30 horas. Em declarações à agência Lusa, o comandante da Capitania de Peniche, Nuno Moreira, adianta que o alerta partiu de um popular que, através do 112, comunicou que havia uma pessoa a boiar no mar, alegadamente, após ter caído ao mar.

Através Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, foram accionados para o local a estação salva-vidas de Peniche do Instituto de Socorros a Náufragos, elementos da Polícia Marítima local e nadadores-salvadores que vigiam todo o ano as praias do concelho.

Quando os meios chegaram ao local, o homem estava “inconsciente na água”, tendo sido efectuadas “manobras de reanimação até ao cais da estação salva-vidas”, avança a AMN, em comunicado. No cais estavam já elementos dos bombeiros, bem como uma ambulância de Suporte Imediato de Vida do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que prosseguiram as tentativas de reanimação, “não tendo sido possível reverter a situação”.

O óbito acabou por ser declarado no local pelo médico do INEM, tendo o corpo sido transportado pelos bombeiros para o Gabinete Médico-Legal de Torres Vedras.

De acordo com o comunicado da AMN, o gabinete de psicologia da Polícia Marítima foi activado.