Saúde

Hospital de Leiria aponta pandemia como razão para condicionar urgências

10 set 2021 21:18

Comunicado do Centro Hospitalar de Leiria admite falta de recursos humanos

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O CHL apela para que os utentes se dirijam apenas ao Serviço de Urgência “em casos mesmo urgentes”.
Ricardo Graça/Arquivo

“O combate à pandemia, em que o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) continua na linha da frente (quinta-feira tinha internados 45 doentes com Covid-19 e esta sexta-feira tem internados 37 doentes, dos quais três ventilados), bem como uma anormal afluência às urgências, está a condicionar a capacidade de resposta deste serviço”, refere um comunicado da unidade de saúde.

Segundo a nota de imprensa, é esta a razão que está a levar os utentes, “especialmente os triados com pulseira verde e azul (não urgentes), a terem de esperar mais tempo do que normal para serem atendidos”.

O CHL admite ainda que existe uma “efectiva e conhecida situação de escassez de recursos humanos e em particular de pessoal médico, a que o Centro Hospitalar de Leiria é alheio, pois trata-se de um problema nacional de falta de profissionais, em especial fora dos grandes centros urbanos”.

O comunicado exemplifica que “no concurso para médicos de várias especialidades que foi lançado em Julho, para 36 vagas, até agora só foi possível ocupar 19 vagas”.

“Decorrem ainda algumas avaliações, mas é certo que não vai ser possível colmatar uma grande parte das vagas abertas. Assim, há que fazer uma ainda mais rigorosa gestão dos recursos existentes, pelo que se solicita”, alerta.

O CHL apela para que os utentes se dirijam apenas ao Serviço de Urgência “em casos mesmo urgentes”.

“No seu próprio interesse, os utentes devem adoptar as medidas já divulgadas em situações anteriores, utilizando de forma correta as urgências hospitalares. Recorda-se que, em caso de doença, o primeiro contacto deverá ser para a Linha SNS 24 - 808 24 24 24, que disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença e medicação”, acrescenta a nota.

O CHL afirma que “os utentes devem recorrer aos Cuidados de Saúde Primários, dirigindo-se ao seu centro de saúde para serem assistidos pelo seu médico de família, ou pelo seu médico assistente, ou para serem observados na consulta aberta.

Doentes não urgentes são quase metade

O Serviço de Urgência Geral do CHL continua a ter uma percentagem muito significativa de utentes não urgentes e doentes pouco urgentes (cerca de 40%), “o que dificulta a resposta efectiva aos doentes que necessitam de cuidados de saúde”.

“A ida à urgência sem indicação médica e em casos não urgentes propicia a acumulação de pessoas nos serviços, o que gera o aumento anormal dos tempos de espera. O CHL foca sempre a sua acção nos seus utentes, procura ir ao encontro das suas necessidades e dar a resposta mais adequada, cumprindo rigorosamente a sua missão, o que tem merecido a confiança dos nossos doentes e reconhecimento de toda a nossa comunidade, pela dedicação e qualidade dos cuidados essenciais que presta”, lê-se ainda na nota.

O hospital lembra ainda que continua a trabalhar em todas as frentes, tendo aumentado no primeiro semestre deste ano a sua actividade assistencial, no que se refere às consultas externas e cirurgias.