Sociedade

Hospital de Leiria sem restrições. Concelho de volta à normalidade

29 abr 2025 11:41

Os serviços essenciais, nomeadamente o abastecimento de água, estão normalizados em todo o concelho de Leiria

hospital-de-leiria-de-sem-restricoes-concelho-de-volta-a-normalidade
Durante a tarde de segunda-feira, centenas de pessoas correram aos supermercados para abastecer a dispensa
Ricardo Graça

Os serviços na Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, que inclui os hospitais de Leiria, Alcobaça e Pombal, retomaram a actividade sem restrições, após o corte generalizado no abastecimento eléctrico, que afectou todo o País.

O hospital de Leiria está a funcionar em pleno desde as 23:40 horas de segunda-feira, assim como os hospitais de Alcobaça e Pombal e centros de saúde da ULSRL, levando ao desactivamento do plano de contingência.

“O Conselho de Administração da ULSRL expressa o seu profundo agradecimento a todos os profissionais da instituição, que, com dedicação, resiliência e espírito de missão, garantiram o funcionamento dos serviços essenciais”, adianta uma nota da ULSR, que estende o agradecimento às “equipas da Proteção Civil, aos municípios da região e a todas as entidades que colaboraram ativamente no acompanhamento e resolução da situação”.

Após a reposição do fornecimento de energia eléctrica, 

Segundo uma nota de imprensa, a “reposição do abastecimento de água na Barosa registou algum atraso, devido a uma avaria no sistema elétrico, situação que se encontra agora superada”.

“Poderão, no entanto, ocorrer ainda algumas perturbações pontuais na rede de abastecimento, resultantes da presença de ar nas condutas, que poderão afetar os pontos mais elevados, estando as equipas no terreno a acompanhar e a resolver estas situações”, alertou ainda a Câmara de Leiria, após uma reunião com a Comissão Municipal de Protecção Civil, esta manhã.

Os serviços de recolha de resíduos urbanos e o funcionamento dos transportes públicos também já se encontram normalizados e Plano de Emergência Municipal foi também desactivado, mantendo-se o acompanhamento da situação.

"O município agradece a todas as equipas técnicas e operacionais, bem como às entidades de Proteção Civil e de saúde, Forças de Segurança, Corpos de Bombeiros, Juntas e Uniões das Freguesias e demais entidades envolvidas, pelo trabalho desenvolvido na reposição dos serviços essenciais", sublinha o comunicado.

“Reconhecendo o espírito de responsabilidade e solidariedade demonstrados pela população”, o município apela à “continuação da colaboração e à atenção às recomendações das autoridades.