Sociedade
Hotel Lis dá nova vida a quarteirão na cidade
Projecto contempla também a recuperação da antiga sede da AMAE para casa de chá e alojamento.
Duas décadas depois de fechar portas, o antigo Hotel Lis, em Leiria, vai ganhar nova vida. O projecto para instalar no local uma unidade de quatro estrelas, com 57 quartos e três suites, já deu entrada na Câmara e prevê também a reabilitação “integral” da casa Korrodi, existente no topo do terreno, e a sua transformação numa casa de chá, com quatro quartos duplos.
Ao JORNAL DE LEIRIA, o gabinete de arquitectura Saraiva e Associados, responsável pelo projecto, refere que as ideias base da proposta passam por “recuperar a memória, respeitar a envolvente e reduzir o impacto da construção no diálogo com o Castelo e a zona histórica”.
O “ponto de partida” do projecto é o que resta da fachada do antigo Grande Hotel Lis, cujas origens remontam ao século XIX, que será mantida “na continuidade da igreja” do Espírito Santo. De acordo com a memória descritiva, a que o JORNAL DE LEIRIA teve acesso, a unidade hoteleira desenvolve-se em socalcos ao longo da encosta, em quatro pisos acima da cota soleira, até à casa Korrodi, edifício onde em tempos funcionou a sede da Associação de Municípios da Alta Estremadura (AMAE).
Com um piso de estacionamento subterrâneo, o hotel estará equipado com duas piscinas, uma interior e outra exterior, spa com duas salas de tr
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.