Sociedade
Inauguradas obras de 1,6 milhões de euros na ETA da Ribeira de Alge
A reabilitação da captação e da estação de tratamento de água (ETA), que serve os concelhos de Ansião de Figueiró dos Vinhos, é inaugurada esta terça-feira pelo secretário de Estado do Ambiente
As obras de reabilitação da captação e da estação de tratamento de água (ETA) da Ribeira de Alge, que serve o município de Ansião e parte dos concelhos de Figueiró dos Vinhos e Penela, são inauguradas, esta terça-feira, pelo secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa.
A intervenção rondou 1,6 milhões de euros e pretendeu “aumentar a resiliência e robustez do processo de tratamento”, bem com “promover uma adequada resposta a possíveis alterações da qualidade da água decorrentes de eventuais fenómenos climáticos extremos (ex. pluviosidade intensa ou lixiviação de cinzas decorrentes de incêndios), explica uma nota de imprensa da Águas do Centro Litoral (AdCL).
Explorado desde 2020 pela AdCL, o sistema de abastecimento da Ribeira de Alge serve cerca de 11 mil habitantes. É composto por uma captação, oito reservatórios, seis estações elevatórias, mais de 50 quilómetros de condutas adutoras e pela ETA, que tem “uma capacidade de tratamento de 3.100 m3/dia”.