A requalificação do Polidesportivo da Casa do Pessoal do hospital de Leiria foi inaugurada, na sexta-feira, no âmbito do projecto vencedor do Orçamento Partilhado de 2023.
O enfermeiro do Serviço de Urgência Geral do Hospital de Santo André (HSA) Paulo Figueiral foi o proponente principal deste projecto, que visou a requalificação do campo desportivo, com a colocação de relva artificial.
A sessão de inauguração terminou com um jogo de futebol precisamente para estrear o novo piso.
Com esta intervenção, a infra-estrutura melhorou as condições para o desenvolvimento de actividades desportivas e lúdicas, promovendo a saúde física e mental de todos os seus colaboradores.
O projecto, orçado em 19.940,80 euros, conquistou os votos de 336 colaboradores.
Nesta última edição do Orçamento Partilhado estiveram a concurso e em campanha interna cinco ideias para alcançar a verba de 20 mil euros disponibilizados pelo Centro Hospitalar de Leiria para a implementação do projecto vencedor.
O segundo lugar do pódio, com 146 votos, foi ocupado pela candidatura Pica à primeira, apresentada pelo enfermeiro Gonçalo Pereira, que propunha a aquisição de quatro aparelhos visualizadores de veias para o procedimento de punção venosa periférica pelos profissionais do CHL.
Em terceiro lugar, com 136 votos, o projecto Jardim da Esperança, da enfermeira Fernanda Mendes, propunha a melhoria de um espaço exterior do HSA, com a criação de um jardim junto do Serviço de Cuidados Paliativos e Hospital de Dia Polivalente, para utentes e acompanhantes.
O projecto Nós também participamos – Orçamento Partilhado do CHL é pioneiro nos hospitais portugueses, e pretende dar voz aos colaboradores, incentivando-os a participar ativamente na tomada de decisões dentro da instituição, valorizando as suas ideias e contributos. Permite ainda a apresentação de muitos projetos interessantes, com benefícios para profissionais e utentes.
A iniciativa partiu do Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Imagem, de imediato apoiada pelo Conselho de Administração, que disponibilizou 20 mil euros mais IVA para a ideia mais votada pelos colaboradores.