Sociedade

Incêndios: Bispo de Leiria-Fátima apela à responsabilidade cívica

29 ago 2022 10:13

D. José Ornelas expressa um voto de gratidão aos operacionais envolvidos no combate aos fogos e pede solidariedade para com as populações afectadas

incendios-bispo-de-leiria-fatima-apela-a-responsabilidade-civica

O bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas emitiu uma nota pastoral sobre os incêndios, onde apela ao civismo de todos perante a continuidade de temperaturas elevadas e da seca e pede um esforço solidário, não só para apoiar as populações afectadas pelos fogos, mas sobretudo na preservação do ambiente e dos recursos naturais.

“É necessário que as autoridades tomem medidas estruturais para combater estes flagelos e o degradar-se dos recursos naturais. Mas, especialmente nestes momentos de crise, agravados pela guerra que gera escassez de bens essenciais, todos nos devemos sentir solidários no esforço comum de preservar o ambiente, através da mudança de hábitos, a começar pelo uso criterioso dos bens preciosos e fundamentais como a água e a energia”, afirma o prelado.

Tendo em conta que a maioria dos fogos florestais “têm origem na acção e na incúria humanas”, e que as previsões apontam para a continuidade de temperaturas elevadas e da seca, D. José Ornelas pede “responsabilidade cívica acrescida a todos”, aconselhando a que sejam seguidos criteriosamente os avisos das autoridades.

O bispo aproveita ainda para exprimir “especial gratidão” aos operacionais que têm estado na linha da frente do combate aos incêndios, realçando ser “necessário entender que o acentuar-se destes fenómenos extremos é resultado de um modo de vida que tem de mudar em todo o mundo”.