Sociedade

Incêndios por dominar em Leiria e Pombal

13 jul 2022 09:14

Os fogos nos concelhos de Leiria e Pombal eram os que mais preocupavam a Protecção Civil na manhã desta quarta-feira. Trânsito restabelecido de madrugada

incendios-por-dominar-em-leiria-e-pombal
Chamas continuam a lavrar nos concelhos de Leiria e Pombal
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

O incêndio que deflagrou na sexta-feira em Vale da Pia, no concelho de Pombal, distrito de Leiria, era às 07:00 horas desta quarta-feira, 13 de Julho, o fogo que mais preocupava os bombeiros, segundo o comandante Paulo Santos, da protecção civil.

“A esta hora há vários incêndios que preocupam os bombeiros. Temos dois em Leiria, um em Vale da Pia, que tem 469 operacionais, com 129 veículos, e o da Caranguejeira que está a ser combatido por 358 operacionais, com 108 veículos”, disse o responsável à agência Lusa.

Num ponto de situação feito cerca das 07:00 horas, o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), destacou também o incêndio da zona de Ourém, que entrou em fase de resolução durante a madrugada.

“Preocupam igualmente os incêndios da Cumeada e Espite, no concelho de Ourém, que estão em fase de resolução desde as 03:00. Nestes locais que têm uma vasta área e vários pontos quentes, permanecem fortes dispositivos. Durante a noite ocorreram várias reativações, mas não temos informação de feridos durante a noite”, disse.

Entretanto, durante a madrugada, foi restabelecida a circulação rodoviária no IC2, em Leiria, no troço da A1, entre Leiria e Pombal, e no IC8, entre Pombal e Ansião.

Os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja vão estar até às 00:00 de quinta-feira sob aviso vermelho devido à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima.

Esta situação de tempo muito quente resulta da circulação de uma massa de ar muito quente e seco, originária no norte de África, que irá persistir até sexta-feira, com valores de temperatura acima ou muito acima da média.

Portugal continental entrou às 00:00 de segunda-feira em situação de contingência, que deverá terminar às 23:59 de sexta-feira, mas poderá ser prolongada caso seja necessário.

A declaração da situação de contingência foi decidida devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para o agravamento do risco de incêndio, com temperaturas que podem ultrapassar os 45º em algumas partes do País.